Ferramentas de IBAN

Verificador de IBAN

Validar

Criador de IBAN

Criar

Estrutura de IBAN

Ver

Transferência de dinheiro

Ver
TransferWise

O que é o Número Internacional de Conta Bancária (IBAN)

O Número de Conta Bancária Internacional (IBAN) é um sistema usado para identificar contas bancárias internacionalmente, a fim de facilitar a comunicação e o processamento de transações transnacionais, com um risco reduzido de erros de transcrição. O IBAN é usado para transferir dinheiro entre bancos, particularmente em transferências internacionais.

O sistema foi desenvolvido inicialmente para facilitar os pagamentos na União Européia, e atualmente foi implementado pela maioria dos países europeus e por muitos países da África, Oriente Médio e Caribe.

O Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT) é o registrador formal do sistema.

As desvantagens das transferências internacionais com o seu banco

Ao enviar ou ou receber uma transferência internacional com o seu banco, você pode perder dinheiro com uma taxa de câmbio ruim e, como consequência, pagar tarifas ocultas. Isso acontece porque os bancos ainda usam um sistema antigo para converter dinheiro. Recomendamos que você use a TransferWise, que geralmente é muito mais barato. Com uma tecnologia inteligente:

  • Você sempre recebe a melhor taxa de câmbio, e tarifas baixas e transparentes.
  • Você envia o seu dinheiro na mesma rapidez que os bancos e, geralmente, até mais rápido – algumas moedas são processadas em minutos.
  • O seu dinheiro está protegido com o mesmo nível de segurança dos bancos.
  • Você fará parte de um grupo de mais de 2 milhões de clientes que transferem entre 47 moedas em 70 países.

Estrutura do Número de Conta Bancária Internacional (IBAN)

O IBAN consiste em até 34 caracteres alfanuméricos no formato abaixo

CCKKBBBBBBBBBBBB...

  • Os dois primeiros caracteres (CC) determinam o código do país de acordo com o ISO 3166-1 alpha-2. Apenas letras.
  • Os 2 caracteres seguintes ("KK") especificam os dígitos de verificação para uma verificação de validade. Apenas dígitos.
  • Os demais caracteres podem chegar até 30 (BBBBBBBBBBBB...) e especificam o Número de Conta Bancária Básica ("BBAN"). O formato é decidido pelo banco central nacional ou pela autoridade de pagamento determinada para cada país. Letras e números são aceitos.

Estrutura do Número de Conta Bancária Básica (BBAN)

O BBAN pode ser até no máximo 30 caracteres alfanuméricos.

Entretanto, cada país terá um comprimento pré-determinado e incluirá caracteres alfanuméricos não diferenciados por serem maiúsculos ou minúsculos. O BBAN terá informações locais bancárias normais como identificadores de banco e agência e número de conta bancária doméstica.